ARTIGOS

REFÚGIO NO DIA DA DIFICULDADE

Abilene da Paz Barros Silva 

No mês de abril do ano passado, nasceu minha segunda neta, uma criança prematura que veio ao mundo após 33 semanas de gestação. Quando recebi a notícia de que a minha filha estava em trabalho de parto e com pré-eclâmpsia, confesso que fiquei apreensiva e resolvi apresentar minha ansiedade a Deus em oração. Em resposta, veio à minha mente o versículo de Naum 1.7: “O Senhor é bom, um refúgio no dia da angústia. Ele protege os que nele confiam”. O texto já havia me confortado em outra ocasião, mas naquele momento, em especial, o conforto foi além de um simples consolo num momento de dificuldade, pois resultou em uma reflexão sobre três verdades significativas a respeito de Deus ...

Mulher forçada

ATITUDE INSPIRADORA

Abilene da Paz Barros Silva 

Um dia desses, eu me lembrava de quando cheguei a São Luís do Maranhão, há 30 anos, com meu esposo e uma filha de três anos. Fomos enviados pelo Departamento de Missões da UIECB (União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil) para darmos continuidade a um trabalho iniciado dois anos antes. Havia poucas igrejas na cidade, e pouco a pouco fomos conhecendo alguns pastores de outras denominações, com os quais lutamos juntos pela causa do Evangelho. Nossa motivação era semelhante: alcançar os pecadores com a mensagem de Cristo e ensinar a Palavra de Deus aos novos convertidos.

Lições bíblicas

A TRÍPLICE GRAÇA

Abilene da Paz Barros Silva 

 

A vida em família nos reserva momentos de intensas relações afetivas que nos fortalecem e são a causa de grande alegria. No entanto, no seio familiar, vivenciamos conflitos que, muitas vezes, deixam marcas profundas. Em nossa cultura, o lugar de maior convívio durante a infância é a família. Sabemos que a base da personalidade é formada durante a infância e que o equilíbrio emocional é construído a partir dos primeiros anos de vida. Os pais, ou aqueles que estão perto da criança, depositam amor – e esse amor gera amor próprio. Mas é comum encontrarmos lares onde há ausência das figuras materna e/ou paterna, ou de alguém que seja capaz de desempenhar satisfatoriamente essas funções.  

Família feliz

A PEQUENA NOTÁVEL

Abilene da Paz Barros Silva 

 

No livro de 2 Reis 5, encontramos a história da cura de Naamã. Um relato extraordinário de um milagre rico de detalhes interessantes e um ensino fabuloso do trabalho de Deus na vida desse importante e respeitado homem, comandante do exército do rei da Síria. Dentro do contexto do milagre, aparece uma garota que sequer sabemos o nome – no entanto, sua ousadia e fé abriram caminho para a realização da cura. Mas, quem é essa menina? 

menina que olha

DEVOÇÃO ADMIRÁVEL

Abilene da Paz Barros Silva 

 

Folheando as páginas da Bíblia Sagrada, encontramos várias histórias de mulheres valorosas, virtuosas, fortes líderes que marcaram suas gerações, tornando-se bons exemplos a serem seguidos. Temos, porém, em Lucas 7.36-50, o relato de uma mulher, intitulada “pecadora” – nem sabemos seu nome – cuja descrição denota uma devoção inspiradora. Esta, mesmo não tendo uma reputação exemplar nos desperta uma grande admiração. 

Caminhada campo

EXCELÊNCIA CONSIGO MESMA

Abilene da Paz Barros Silva 

 

A excelência no relacionamento com Deus é a base para a vida plena. Porém, é comum encontrarmos pessoas que já receberam Jesus como Salvador, mas apresentam muita dificuldade na relação consigo mesmas. Por outro lado, às vezes, encontramos quem não teve experiência de conversão e apresenta uma relação mais leve consigo mesmo. Por que isso ocorre? Até que ponto e quanto o Senhor interfere na estrutura da nossa personalidade? Qual o caminho para a boa relação do homem com ele mesmo? 

Menina bem sucedida

O OLEIRO E O VASO

Abilene da Paz Barros Silva 

 

Certa vez, enquanto pensava sobre o que falar a uma igreja que havia me convidado para pregar, veio-me à mente: “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel” (Is 18.6). Naquele momento, minhas lembranças reportaram à visita que fiz, quando criança, a uma olaria localizada em um povoado da minha cidade natal. 

Oficina de Cerâmica

TEMPO DE DESPERTAR

Abilene da Paz Barros Silva 

 

No ano de 2009, assumi a Coordenação Nacional da Rede de Mulheres de Ação Global (RMAG), também conhecida como Rede de Mobilização de Mulheres, ou RMM. Decidi então escrever, mensalmente, um texto de reflexão para enviar às coordenadoras, junto com o calendário de oração. E o que levou a esta decisão? Uma reflexão em torno do capítulo 32 do livro de Isaías 32, sobretudo suas primeiras palavras: “Vocês, mulheres sossegadas, levantem-se e escutem-me ... Ouçam o que lhes vou dizer!” (Is 32.9).

Flores tocantes

PRIORIDADES CORRETAS

Abilene da Paz Barros Silva 

 

Muitas mulheres da atual geração assumiram o modelo culturalmente imposto pelos padrões sociais da pós-modernidade. A conclusão de cursos acadêmicos, a inserção no mercado de trabalho e o sucesso profissional são alvos de suas aspirações. É comum ouvirmos confissões ou mesmo queixas dos sentimentos de frustração e sensação de inutilidade daquelas que, por alguma razão, não estão vivenciando a rotina de uma profissão ou do que consideram realização pessoal, dando a entender que a posse desse tipo de status seria a garantia de segurança e felicidade.

Mulher de negócios em branco

Ligue:

43 - 99184 7577